quarta-feira, 1 de abril de 2009

Os Escravos Modernos


Algo vem apoquentando a minha alma.

A forma como as empresas tratam os seus funcionários faz lembrar os tempos da escravatura.

Tudo isto em prol dos lucros.

Falo especificamente da área que me toca, a informática.
As empresas que desenvolvem produtos informáticos sujeitam as pessoas que para elas trabalham a horas ridículas de trabalho, de modo a conseguirem aquilo que propõem aos clientes.

Hoje em dia, a concorrencia leva as empresas a proporem prazos de entrega que seriam impossiveis se os seus colaboradores fizessem o horário legal de trabalho. Assim, a única forma de conseguirem atingir os objectivos a que se propuseram é "obrigando" quem para elas trabalha a fazer horários estupidamente prolongados sacrificando a sua saúde e vida pessoal.

É ver pessoas a trabalhar todos os dias das 9h às 23h num dia bom, e num dia mau fazerem uma noitada. Isto acontece todos os dias da semana, inclusivé Sábados e Domingos que nem sequer são remunerados.

A questão que eu coloco é: Onde estão as entidades reguladoras?

Estas empresas estão a infringir as leis do trabalho, quer pela quantidade de horas extra a que são sujeitos os colaboradores, quer pelo facto de estas raramente lhes serem pagas.

Contando com esta permissividade por parte das entidades reguladoras, todos os prazos para o desenvolvimento de um projecto são criados contando com a escravidão dos seus colaboradores.

Este sistema está de tal modo enrraizado nesta cultura empresarial que reina no mundo, que quem não agir de acordo vê a sua posição fragilizada no seio da empresa, podendo inclusivé ser "dispensado" do seu posto.

Repugna-me esta situação, em que as pessoas são obrigadas a escravizar-se para enrriquecer "uns quantos" abutres que não vêm nem ligam às consequências que a sua ganância tem em familias que não se vêm durante semanas, em pessoas sem tempo para ter vida própria, e que no final não ganharam o suficiente para tudo aquilo que perderam.

Conselho: vejam o video do Google. se querem resultados, em vez de escravizarem criem um ambiente de trabalho são que nem tem de ser tão radical.


Esta já estava a corroer-me, tinha de sair.

1 comentário:

  1. E depois há quem diga que o "tio" Marx está velho e ultrapassado.

    Que tal a seguinte citação do 2velhote" para que se perceba a sua actualidade:

    « O trabalho dos proletários perdeu, com a extensão da maquinaria e a divisão do trabalho, todo o carácter autónomo e, portanto, todos os atractivos para os operários. Ele torna-se um mero acessório da máquina. (…) não são apenas servos da classe burguesa, do Estado burguês, dia a dia, hora a hora, são feitos servos da máquina (…)».

    Parq wue não se diga que esta não é uma frase de Marx indico que a mesma pode ser encontrada no Manifesto do Partido Comunista.

    ResponderEliminar